Blog Seriös

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Cuidar do nosso planeta é atitude que devemos ter todos os dias. Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) na cidade de Estocolmo, cujo tema central foi o “Ambiente Humano”.

O que você pode fazer para ajudar o meio ambiente?

1 – Cuide dos cursos de água: Não coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos. Preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.

2 – Cuide bem do lixo de casa: Separe sempre os lixos recicláveis, para diminuir a grande quantidade de lixo nas cidades. Nunca jogue lixo no chão. Dê sempre um destino correto a ele.

3 – Reduza o consumo de água: Esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta. Crie maneiras de aproveitá-lo. Por exemplo: reutilize a água da máquina de lavar, armazene a água da chuva e diminua o tempo de banho.

4 – Preserve as árvores: Não faça podas ilegais. Nunca desmate uma área. É importante, também, não colocar fogo em propriedades, pois ele pode atingir matas preservadas.

5 – Evite ao máximo os plásticos: Esse é um dos materiais que mais gera problemas ambientais e, infelizmente, ainda é um dos mais consumidos pelas pessoas. Uma garrafinha PET, por exemplo, demora 400 anos para se decompor na natureza. Tente usar sacolas recicláveis no mercado. Tenha seu copo para não usar descartáveis.

É muito importante gerar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas que podem interferir no ecossistema. Juntos, podemos melhorar o planeta para as futuras gerações demonstrando nosso amor pela vida mais sustentável.