Blog Seriös

5 DICAS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS EM CASA

O público infantil já tem, naturalmente, muita energia sobrando. Isso se intensifica ainda mais com a chegada do fim de semana. Em muitos casos, há uma dificuldade para sair de casa, e, dessa forma, o gasto de energia deve acontecer dentro do lar.

O tempo acaba fazendo algumas brincadeiras se tornarem repetitivas, e com isso elas perdem a graça e não prendem a atenção dos pequenos. É interessante, portanto, variar o repertório de opções para mantê-los entretidos. As dicas que listamos abaixo são valiosíssimas para manter as crianças próximas e voltando a atenção para alguma atividade divertida. Leia abaixo:

1- ESTIMULE A IMAGINAÇÃO DOS PEQUENOS
Deixe a criança levar a brincadeira. Afinal, ela sabe usar a imaginação como ninguém. Estimule a mudança de cenário – mundo de fantasias, heróis. Aceite o papel de coadjuvante e entre na brincadeira. Isso renderá muitas horas de diversão.

2- MOVIMENTE O CORPO
Se tiver espaço em casa, aposte em esportes como vôlei, futebol, corrida, queimada, ou mesmo brincadeiras como “pega-pega” ou “esconde-esconde”. Se o local for menor, crie pequenos circuitos com desafios para as crianças. Cambalhotas e contornos entre móveis são boas opções. Os filhos adoram quando os pais também participam. Então, não fique de fora da brincadeira.

3- CONTE HISTÓRIAS
Reserve um momento do dia para contar histórias. Peça para a criança escolher a história, ou o livro, e invista na interpretação. Outra forma de entreter com histórias é trazer fatos do seu passado, mostrando fotos e apontando pessoas.

4- ESTIMULE O LADO ARTÍSTICO
Soltar a criatividade é uma das melhores maneiras de lidar com o isolamento. Portanto, ofereça as ferramentas necessárias para que eles coloquem a imaginação em prática. Lápis, papéis, tintas, telas em branco e giz são suficientes para ajudar a criança a criar diversas histórias e desenhos.

5- CRIE SUA SESSÃO DE CINEMA
Por mais que não seja ideal passar muito tempo em frente à TV, há momentos em que não dá para fugir. Então, que tal deixar esse momento mais divertido criando um cinema dentro de casa? Deixe que a criança escolha o filme com direito a pipoca e tudo o que tem direito.

As dicas te ajudaram? Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este. Não deixe de conhecer nosso espaço. O Colégio Seriös possui vários espaços para estimular brincadeiras, pois elas também ajudam no desenvolvimento.