Blog Seriös

Como cuidar de uma plantinha

É claro que ter plantas em casa dá trabalho. É preciso regar, cuidar, podar…  Mas se você abraçar a missão, pode usar essa oportunidade para ensinar ao seu filho: respeitar a natureza, ter responsabilidades, aceitar as diferenças, entender os ciclos da vida e ter paciência. E então, vamos começar a aventura?

Você não precisa de um jardim enorme para começar, pode ser um vasinho! Leve seu filho para escolher a plantinha, mas oriente ele para escolher mudinhas ou sementes fáceis de cuidar. Sugerimos o Hibisco, porque está sempre florindo e a criança pode ver o resultado logo de plantar e regar. 

Para essa atividade, dê instruções claras de como fazer o plantio, é legal a criança ter as próprias ferramentas, mas uma colher quebra um galho e serve para cavar em vasos pequenos e floreiras. 

Pesquise sobre o tipo de planta que escolheram, de quanto em quanto tempo você precisa adubar a terra, se ela precisa de luz direta ou indireta, com que frequência precisa ser regada. Depois anote com seu filho essas informações como um manual de cuidados. Se a criança não souber ler, utilize símbolos. 

Crie uma rotina para regar a plantinha, faça perguntas sobre o crescimento da planta, estimule a curiosidade e a observação. Incentive as crianças para que elas façam a maior parte das tarefas na jardinagem, dê ajuda quando necessário. Não seja cuidadoso demais, isso pode atrapalhar, faça com que elas sintam que o jardim é realmente delas.

Depois da primeira plantinha, vocês podem se aventurar com hortinhas ou plantas com maior dificuldade para cuidar. 

Quer se aventurar ainda mais? A Embrapa criou um curso online para te ajudar a criar e manter uma horta em pequenos espaços! Saiba mais em:

https://www.embrapa.br/e-campo/hortas-em-pequenos-espacos