Blog Seriös

Coronavírus: Museus para visitar online

Com o início dos casos de Coronavírus no mundo, os museus e casas de arte foram um dos primeiros a serem fechados, principalmente por haver nesses ambientes um grande número de turistas. Pensando em levar a arte até as pessoas, museus do mundo todo disponibilizaram a opção de visitas virtuais. Muitos já ofereciam o serviço antes mesmo do surto de coronavírus. 

Selecionamos algumas dessas iniciativas para você ver durante a quarentena! Confira nossa lista:

Era Virtual

Visando a ampla divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, desde 2008 tem sido desenvolvido o projeto ERA VIRTUAL. Sua primeira iniciativa foi a criação de visitações virtuais a museus brasileiros e seus acervos. Na plataforma você pode visitar museus, exposições, patrimônios históricos, além de vídeos e jogos para as crianças.

http://eravirtual.org/ 

Pinacoteca di Brera – Milão

A Pinacoteca nunca tinha fechado suas portas, mesmo durante a 2ª Guerra Mundial, Brera estava aberto e, mesmo sob as bombas, a cidade estava livre e povoada. É possível visitar algumas coleções online.

https://pinacotecabrera.org/collezioni/

Galleria degli Uffizi – Firenze 

A Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios) é o mais famoso museu de Florença e um dos mais famosos e importantes museus do mundo.

https://www.uffizi.it/mostre-virtuali

Museo Archeologico – Atene 

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas é o maior museu arqueológico da Grécia e um dos mais importantes do mundo dedicado à arte grega antiga.

https://www.namuseum.gr/en/collections/

Pinacoteca – São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo através da ação #pinadecasa, conteúdos digitais diários estarão disponíveis no site e nas redes sociais para manter a conexão com o público, promovendo informações sobre a coleção e revisitando exposições.

http://pinacoteca.org.br/ 

Museu da Casa de Portinari – Brodowski (SP)

Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, é o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. No site é possível fazer uma visita virtual com visão 360º.

https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/

Prado – Madrid 

O Museu do Prado (Museo del Prado) é o museu mais conhecido de Madrid e um dos museus de arte mais importantes do mundo.A coleção é baseada principalmente em pinturas dos séculos XVI a XIX. Entre seus quadros, conta com obras-primas de pintores como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch e Goya. No site você tem informações sobre os artistas e suas artes expostas.

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works 

Louvre – Paris

Um dos mais famosos e visitados museus de todo o mundo e o maior da França. As infinitas galerias do Louvre podem ser visitadas on-line, com visão 360º

https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne 

British Museum – Londres 

O Museu Britânico (British Museum), fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Nas últimas semanas o site teve um pico de visitas vindas dos países em quarentena. A Coleção on-line permite que os visitantes pesquisem mais de quatro milhões de registros de objetos on-line com acesso a destaques e histórias de cada uma delas.

https://www.britishmuseum.org/collection 

Metropolitan Museum – New York 

Uma seleção dos muitos vídeos, artigos e recursos on-line do The Met. Nas redes sociais você pode seguir o Museu usando a hashtag #MetAnywhere. No site você encontra o #metkids com curiosidades e projetos criativos para famílias em casa.

https://www.metmuseum.org/blogs/now-at-the-met/2020/digital-digest

Museu Nacional da UFRJ – Rio de Janeiro

Consumido por um incêndio em setembro de 2018, o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em parceria com o Google, disponibilizou um tour virtual com imagens capturadas pelo Street View desde 2016. A plataforma oferece ‘visita guiada’ em 360º pelo museu antes do incêndio, com oito exposições e diversas relíquias, como o meteorito de bendegó e Luzia, o fóssil humano mais antigo da história.

https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil?hl=pt 

Google Arts & Culture

Além das páginas de cada instituição, Google Arts & Culture reúne dezenas de museus e galerias ao redor do mundo e permite visitas virtuais em espaços de arte. Com o serviço, o internauta tem a possibilidade de ver obras de renomados artistas e conhecer suas histórias. https://artsandculture.google.com/

Aproveite o passeio!