Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano

Ambiente preparado para desenvolver aptidões

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos começam a sistematizar conhecimentos em relação às áreas – como sequência do segmento anterior –  e ampliam conhecimentos e habilidades trabalhadas tanto nas disciplinas convencionais como nas aulas de arte, cultura e tecnologia. No 1º Ano, os estudantes são envolvidos no processo de alfabetização – mais cedo do que prevê o CSA – Ciclo Sequencial de Alfabetização enriquecido pelo letramento.  À medida que vão desenvolvendo habilidades de leitura e de escrita, criam textos – de reescrita e de acordo com as experiências vividas – que comporão, ao final, um livro – em letra cursiva – também ilustrado por eles. O resultado do trabalho tem promovido sucesso no tripé – ler, escrever e interpretar. Nesta fase, não há avaliações escritas com objetivo de nota, mas um acompanhamento processual e contínuo, por meio de sondagem da leitura e da escrita, que permitem aos professores o mapeamento de facilidades e dificuldades.  Os pais/responsáveis recebem relatório desse acompanhamento para que conhecer a condição do estudante.

No 2º Ano, há ampliação do conteúdo, da promoção da autonomia e da formação de hábitos. Iniciam-se as avaliações escritas para o que são cuidadosamente preparados. Nas turmas do 3º, 4º e 5º Anos, a proposta prossegue, e a densidade de conteúdos aumenta paulatinamente.  Nesse processo, continuamos a mostrar para os alunos o valor de uma boa formação.

• Escola em tempo semi-integral
  • Acompanhamento psicológico institucional
  • Atividades de Arte, Cultura e Tecnologia
  • Inglês – Nivelamento a partir do 3º Ano