Na infância, um dos focos é o desenvolvimento da criança em contato com outras crianças e com a natureza. Isso pode ser feito de diversas maneiras – na sala de aula, nas brincadeiras com os amigos… e, o que talvez você não saiba, é que oferecemos uma horta para alcançar os objetivos.

Nosso projeto da Horta Colaborativa propõe um espaço para plantio, que vai desde o preparo da terra com a fertilização até a colheita. Isso incentiva a criança a prestar atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. E elas aprendem muito por meio da contextualização com aulas de Ciências e Gastronomia. Veja alguns dos benefícios da horta.

1. Incentiva a alimentação saudável

Aprendendo a cultivar, a horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificar alimentos que fazem bem para a saúde ao entender a importância dos orgânicos sem agrotóxicos.

2. Percepção espacial e coordenação motora

O contato dos alunos com a natureza potencializa o desenvolvimento da percepção espacial e da coordenação motora. Isso acontece devido aos estímulos dos sentidos em atividades com a terra e as plantas.

3. Respeito às formas de vida

Na Horta Colaborativa, os alunos têm contato com plantas, insetos e animais, como a nossa querida cachorrinha Mel. A partir disso, eles constroem conhecimentos sobre o planeta, as formas de vida e o respeito a elas.

4. Colaboração

Em nossa hortinha, todas as tarefas são colaborativas. Assim, os alunos compartilham experiências memoráveis com os professores e os colegas. Com isso, começam a ampliar ações de paciência, responsabilidade, ecologia e fazer trabalho em equipe.

Sabendo de todos os benefícios, estamos dando continuidade ao projeto da Horta Colaborativa para colher os frutos no fim do ano. Os ganhos serão enormes no desenvolvimento dos alunos.

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar o desenvolvimento da horta e de outros projetos.