Blog Seriös

OS 3 MAIORES BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA INFÂNCIA

Quem nunca ouviu uma música para ficar mais animado, ou até mesmo para expressar a tristeza de algum momento? A música é algo recorrente em nosso cotidiano. Podemos dizer que é a trilha sonora das nossas vidas. Essa relação pode ser observada desde cedo com um bebê se mexendo levemente no ritmo de um som animado, ou então fechando os olhos ao ouvir uma música relaxante.

Esse relacionamento com a música se estreita quando há o interesse em fazer parte do processo de produção, como cantar ou tocar algum instrumento. Em muitos casos esse interesse se manifesta desde a infância, e o correto é estimular esse aprendizado pelo fato de carregar diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Leia abaixo as três principais vantagens da musicalização infantil.

1- Melhora a coordenação motora

As práticas musicais geralmente envolvem instrumentos, ou, em caso mais simples, bater palmas. Ações que levam a movimento corporal contribuem para estimular a capacidade de controle para produzir sons específicos.

2- Aumenta a criatividade

A combinação de sons, ritmos e timbres ativam múltiplas funções cerebrais. Portanto, a presença da música desde cedo na vida dos alunos faz com que tenham boa capacidade criativa em diversas situações.

3- Estimula o desenvolvimento linguístico

Tanto na fase de alfabetização quanto ao aprender novo idioma, os alunos podem encontrar, na música, oportunidades de enriquecer vocabulário. Esse é o momento ideal para pronunciar fonemas, bem como memorizar termos e divisões silábicas.

Gostou do texto? Siga-nos em nossas redes sociais para mais informações. Não perca tempo e conheça nossa sala de música. Ela pode fazer parte do desenvolvimento dos seus filhos.