Blog Seriös

Quarentena: Como aproveitar os dias de isolamento

O mundo está em alerta com o novo vírus, e a gente precisa ficar antenado ao que está acontecendo, unir forças para vencer a batalha e combater a transmissão do coronavírus. Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso conteúdo no blog por meio do link https://colegioserios.com.br/coronavirus/

Nestes momentos críticos, algumas ações são tomadas para garantir a segurança e a saúde da população – a suspensão de aulas e boa parte das empresas adotarem o formado de trabalho home office. Assim, fazemos atividades diárias de casa. A fim de auxiliar nossas famílias, reunimos dicas e sugestões para colocar em prática e fazer o dia a dia ser mais tranquilo e produtivo.

A grande questão é que não podemos deixar de trabalhar! Com os filhos em casa, pode ser uma tarefa um pouquinho complicada. Alguns procedimentos ajudam nessa missão.

O primeiro passo é definir seu espaço de trabalho. Seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar. Deixe claro para seu filho que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções. Outro ponto importante é criar uma rotina. Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar o trabalho.

Pensando nas crianças, é fundamental planejar o dia delas. Crie atividades de entretenimento como montar quebra-cabeças, jogos on-line ou não, e incentive a leitura de livros. Assim, estarão se divertindo e aprendendo enquanto você desempenha as funções do trabalho. Mas não esqueça que crianças são crianças. Mesmo com todo planejamento, elas ficarão entediadas, frustradas e quebrarão as regras de tempos em tempos. Por isso, seja paciente.

Pensamos em algumas atividades para desenvolver com os pequenos e ajudar neste período de quarentena.

1. Caça ao tesouro sensorial

A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. Para os maiores, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante.

2. Contação de histórias

Uma dica para aproveitar os momentos em família é a contação de histórias. Pode escolher o livro preferido do seu pequeno, inventar uma, ou até inventarem juntos. Algumas contadoras de histórias também abraçaram essa causa e estão fazendo lives diárias em seus perfis do Instagram. São elas Carol Levy, Camila Genaro, Fafá, Mariene Bigio e Marina Bastos.

3. Stop!

Também conhecido como adedanha ou adedonha, essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ficar legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!

4. Massinha caseira

Brincar de massinha é sempre muito gostoso para os pequenos. Fazer a sua em casa torna a brincadeira ainda melhor. Se quiser, contamos aqui no blogue como fazer massinha caseira.

5. Strike!

Você vai precisar de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão. Uma bola de meia, de tênis ou do bichinho de estimação. E pronto! É só organizar os pinos improvisados, encontrar um lugar para fazer a pista e se divertir!

6. Cabo de guerra em almofadas

Use uma base arredondada e macia, como travesseiros ou almofadas. Depois, é só usar uma corda para brincar de cabo de guerra. Quem sair da base primeiro, perde.

7. Pista de carrinho

Que tal aproveitar o craft da Leiturinha e fazer uma pista superdivertida? É simples: estenda o papel pelo chão da casa e prenda-o com fita adesiva; depois desenhe com giz as ruas da pista. Mas, não pare por aí: pode desenhar cidades, parques, casas etc.

Esta brincadeira também tem uma outra versão que segue o mesmo raciocínio, porém usando a fita adesiva para desenhar a pista direto no chão.

8. Pintura sem sujeira

Isso parece impossível, mas não é. Compre um saquinho que possa ser lacrado (como ziploc, por exemplo). Depois, encha-o com tintas até ⅓ mais ou menos. Lacre e prenda suas laterais com fita adesiva (aconselho passar duas vezes a fita) em uma cartolina ou no chão mesmo. Assim, ao passar os dedinhos pelo lado de fora do saquinho com tinta, seu pequeno faz desenhos incríveis sem bagunça!

9. Telefone sem fio

Mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa – ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.

10. Encaixe de formas

Desenhe quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas em uma cartolina, com canetinha, ou no chão, com fita adesiva. Depois, corte papéis coloridos com as mesmas formas de mesmo tamanho e dê para seu pequeno brincar de encaixar!

11. Cabana

Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e daquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha e, por que não, uma festa do pijama?

12. Cantinho da leitura

O cantinho da leitura é muito parecido com a cabana, mas você precisa montá-la um pouco mais alta para conseguir entrar, além colocar almofadas para seu pequeno encostar enquanto lê.

13. Pintura com água

Para mudar um pouco as brincadeiras de pintar, por que não usar água? Mais uma vez, o papelão como um aliado das brincadeiras. É só separar um pote com água, um pincel e estender um papelão. Os pequenos vão adorar pintar e, depois, ver suas obras sendo absorvidas pelo papelão e gerando uma nova tela! Além de, claro, fazer muito menos bagunça do que a tinta.

14. Jogos on-line educativos

Para aproveitar um pouco os benefícios da internet, alguns sites estão disponibilizando jogos interativos e educativos para as crianças. Segue a sugestão de uma plataforma que, além de entreter, vai auxiliar as crianças a treinar o inglês: https://pbskids.org/

Quer mais opções? Aí vai uma dica bem-legal. O app Apprendendo é uma plataforma que traz atividades e brincadeiras para crianças. Ele está disponível no Google Paly e na Apple Store. É só baixar e se divertir.

Sabemos também que a criançada gosta muito do mundo da televisão, mas é importante selecionar os programas e filmes. Fizemos uma lista de títulos legais para assistir na quarentena.

A Bela e a Fera
A creche do papai
A era do gelo
A fuga das galinhas
A menina que roubava livros
Alice no País das maravilhas
As aventuras de Pi
Avatar
Baby, um porquinho atrapalhado
Cinderela
Lillo e Stich
Marley e eu
Menino maluquinho
Minions
O bom dinossauro
O estranho mundo de Jack
O gigante de ferro
O pequeno príncipe
Operação Big Hero
Os Batutinhas

Alimentação

Agora vamos falar de um tema que é superimportante? Para eles desempenharem todas essas atividades e estarem bem de saúde, é necessário que você fique atenta à alimentação para fortalecer a imunidade das crianças. Algumas medidas certamente farão toda a diferença.

  1. Amamentação

Se você tem um bebê em casa, e ele ainda está sendo amamentado, o ideal, segundo a OMS, é que os pequenos se alimentem exclusivamente do leite materno até os seis meses. Depois disso, vem a introdução alimentar, mas ainda é recomendado que as crianças continuem mamando até os dois anos mais ou menos. Pelo leite, as mamães passam aos pequenos os anticorpos que elas já adquiriram ao longo da vida. Assim, ficam mais seguros diante de vários vírus e bactérias.

  1. Água

Manter-se hidratado é sempre importante. A água traz diversos benefícios para a saúde; entre eles, para o sistema imunológico, e funciona como se fizesse uma “faxina” das toxinas no corpo. Então já sabe: beber muita água!

  1. Frutas cítricas

Elas geralmente são ricas em vitamina C e atuam como antioxidante, o que pode evitar gripes e resfriados, além de diversos outros benefícios para a saúde. Laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba, mamão, groselha, acerola, maracujá, limão são frutas deliciosas e que desempenham muito bem esse papel!

  1. Vegetais verde escuros

Brócolis, rúcula, agrião, couve e todos os outros vegetais com essa coloração têm grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9. Eles ajudam na formação e no fortalecimento dos glóbulos brancos, que são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano.

  1. Sementes

Aqui falamos de dois tipos de semente: oleaginosas e leguminosas. Em ambos, estão inclusos nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, feijão, vagem, grão de bico, lentilha e ervilha. Todos têm bastante selênio, zinco, vitamina E e ácidos graxos, compostos que fortalecem o sistema imunológico.

  1. Alimentos probióticos

Estes são alimentos ricos em organismos vivos, o que ajuda a equilibrar as bactérias do intestino. Assim, fortalecem a imunidade e auxiliam na absorção de vitaminas.

  1. Tomate

O tomate é um conhecido protetor do coração, pois é rico em licopeno. Ao combater os radicais livres, ajuda no fortalecimento da imunidade.

  1. Raízes

Inhame e gengibre são raízes muito benéficas para o sistema imunológico. Fortalecem as defesas do nosso corpo, além de eliminar toxinas. São superfáceis de misturar em sucos e vitaminas; ficam ainda mais gostosos!

Com essas dicas, e trabalhando juntos, temos a certeza de que estes dias passarão muito rápido e, em breve, voltaremos à rotina. Vale lembrar que o importante agora é cada um fazer a sua parte e, assim garantirmos a saúde e o bem-estar comum. Fique ligada em nosso blogue e acompanhe as notícias e sugestões em nossas redes sociais.

Fontes

https://leiturinha.com.br/

http://espacodeleitura.labedu.org.br/