Blog Seriös

Você conhece o Tangram? Uma forma divertida de aprender!

O Tangram é um quebra-cabeça muito popular em todo o mundo. Ele contém 7 peças que são chamadas de “tans”: 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. O jogo surgiu na China durante a Dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e chegou à Europa no começo do século XIX.  

A lenda do Tangram: O discípulo e o mestre

Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. A mais famosa é sobre um monge chinês. Ele teria dado a seu discípulo a tarefa de viajar pelo mundo contando as belezas que encontrasse, levando um quadrado de porcelana e outros objetos. Houve um descuido, e a porcelana caiu, dividindo-se em 7 pedaços (as peças do Tangram). Com isso, ele percebeu que, juntando-as, poderia construir todas as maravilhas do mundo.

Quais os benefícios para quem joga?

Essa atividade é muito funcional tanto para adultos quanto para crianças. Com as peças, é possível criar diversas formas estimulando criatividade, concentração e raciocínio lógico. Ao posicionar e rotacionar as peças para formar as figuras, a pessoa trabalha o cérebro, despertando e melhorando a noção espacial. 

Gostou? Imprima agora o seu!


Clique Aqui

 

Algumas dicas para montar 

– Primeiro, tente encaixar as peças maiores (2 triângulos grandes), pois as menores poderão se encaixar de forma mais fácil posteriormente.
– Lembre-se de que algumas peças menores formam peças maiores. Por exemplo: o quadrado pode ser feito com 2 triângulos pequenos.
– Se tiver dificuldade em criar um desenho, veja apenas a silhueta de algumas possibilidades e tente reproduzi-las.